A constelação é um método compilado pelo alemão Bert Hellinger, que considera o sistema onde a pessoa está inserida e os enredamentos que a pessoa traz de forma consciente ou inconsciente.
Parte de uma visão sistêmica fenomenológica. É um método inovador, objetivo e profundo que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma visão abrangente e amorosa da vida.
Como funciona um trabalho de Constelação?
O trabalho de constelações pode ser feito em sessões individuais, com bonecos ou em grupo. A dinâmica é sempre a mesma: o cliente apresenta o tema que pretende trabalhar sem se preocupar em dar muita informação, e dá-se início ao processo. Através da percepção e vivência, os participantes entram em contato com questões pessoais e familiares inconscientes, e podem se abrir para novas compreensões e mudanças de padrões de comportamento, o que possibilitará perceber novos rumos para os problemas que estão sendo trabalhados.
O trabalho de constelações podem ser feito em sessões individuais, com bonecos ou em grupo:
CONSTELAÇÃO EM GRUPO
O cliente escolhe entre as pessoas presentes para representarem os membros da família ou os aspectos envolvidos na situação, segundo as indicações do facilitador. Começa então a constelação e as dinâmicas ocultas começam a manifestar-se através de movimentos e sensações que são apresentadas pelos representantes. O sistema mostrará onde existe o bloqueio para que o fluxo seja reposto e a harmonia volte a existir.
CONSTELAÇÃO INDIVIDUAL
(presencial ou online)
Na constelação individual, esse processo é feito com auxílio de âncoras e figuras, como bonecos e outros acessórios.
O cliente coloca as peças no “campo” através de uma imagem que atua em seu inconsciente, e a partir daí é guiado pelo constelador na observação das dinâmicas e emoções que vão surgindo sobre a sua questão que está sendo constelada.
Em que situações devo fazer uma Constelação?
O atendimento em Constelação Familiar tem uma aplicação bem ampla. A Constelação Familiar permite compreender se determinado problema é de origem sistêmica e se tem relação com sua linhagem familiar.
Ela pode ser utilizada para olhar diversos temas como:
» Questões de saúde
» Dificuldades financeiras
» Tomadas de decisão
» Dificuldades na vida pessoal ou profissional
» Conflitos nos relacionamentos
» Carreira